A escolha da escola
Ta chegando a hora. Daqui 4 meses o Noah começa o pré primário (como era chamado na minha época).
Aqui na Australia a educação funciona um pouco diferente do Brasil.
O daycare é como se fosse uma creche, onde se paga por dia, esse preço varia de $80 a $120/dia o que impossibilita financeiramente um pouco a frequência de 5 dias por semana. Aos 4 anos as crianças vão para o kindergarten que é uma preparação para o prep.
Na Australia as crianças começam a escola com 5 anos no Prep ( mesmo esquema do Brasil, para os que completam 5 ate fim de junho), e depois vão para o Year 01 até o Year 12.
Como o Noah vai para escola 3 dias na semana, a mamãe aqui está um pouco (muito) preocupada com essas mudanças.
Ano que vem serão 5 dias na semana, nova escola, novo ambiente, amigos, professores, o uso obrigatório de uniformes (aqui se usa uniformes bem no estilo inglês, camisa, saia para as meninas, chapéu) e muitas novas obrigações.
Esse foi um ano que a personalidade do Noah aflorou, uma criança linda de coraçao, mas extremamente tímida em um ambiente novo, mas estamos confiantes que ele irá se entrosar rápido.
Aqui o Noah tem direito a ir a escola pública, e pra nossa sorte a escola do bairro que moramos é muito boa, fomos conhecer o campus, a unica coisa que me assusta é o número de alunos, mais de 800, e isso só até o Year 6. Serão 6 salas só de crianças cursando o Prep, é muita criança né!?!
Até agora não gastei nenhum centavo com material escolar, e sempre tive dificuldade de entender as listas brasileiras enormes de material escolar para as crianças com menos de 5 anos, um exagero sem tamanho.
No daycare do Noah usa-se muito material reciclável, as crianças constroem e inventam diversas atividades que vêm de materiais recicláveis vindos de casa mesmo.
A professora sempre pede ajuda das famílias quando precisa de doações de materiais como madeira, etc.
As crianças plantam bastante, a parte externa da classe do Noah tem diversas plantas como manjericão, hortelã, cebolinha, girassóis, tudo plantados pelas crianças. É um sistema bem diferente mas que dá muito certo.
Ano que vem saberemos como é o ensino fundamental, já ouvi diversas coisas, até que a matemática é ensinada de jeito diferente do Brasil, é pelo visto seremos dois estudando ano que vem!!!
Tenho 2 primos casados que foram morar na Australia e estão felicissimos, ambos com crianças de 0 a 6 anos.
Caso precise de alguma ajuda, posso passar os contatos. (Perth e Sidney). Pessoas maravilhosas !!! .
Maria Beatriz