A escolha da escola

Ta chegando a hora. Daqui 4 meses o Noah começa o pré primário (como era chamado na minha época).

Aqui na Australia a educação funciona um pouco diferente do Brasil.

O daycare é como se fosse uma creche, onde se paga por dia, esse preço varia de $80 a $120/dia o que impossibilita financeiramente um pouco a frequência de 5 dias por semana. Aos 4 anos as crianças vão para o kindergarten que é uma preparação para o prep.

Na Australia as crianças começam a escola com 5 anos no Prep ( mesmo esquema do Brasil, para os que completam 5 ate fim de junho), e depois vão para o Year 01 até o Year 12.

Como o Noah vai para escola 3 dias na semana, a mamãe aqui está um pouco (muito) preocupada com essas mudanças.

Ano que vem serão 5 dias na semana, nova escola, novo ambiente, amigos, professores, o uso obrigatório de uniformes (aqui se usa uniformes bem no estilo inglês, camisa, saia para as meninas, chapéu) e muitas novas obrigações.

Esse foi um ano que a personalidade do Noah aflorou, uma criança linda de coraçao, mas extremamente tímida em um ambiente novo, mas estamos confiantes que ele irá se entrosar rápido.

Aqui o Noah tem direito a ir a escola pública, e pra nossa sorte a escola do bairro que moramos é muito boa, fomos conhecer o campus, a unica coisa que me assusta é o número de alunos, mais de 800, e isso só até o Year 6. Serão 6 salas só de crianças cursando o Prep, é muita criança né!?!

Até agora não gastei nenhum centavo com material escolar, e sempre tive dificuldade de entender as listas brasileiras enormes de material escolar para as crianças com menos de 5 anos, um exagero sem tamanho.

No daycare do Noah usa-se muito material reciclável, as crianças constroem e inventam diversas atividades que vêm de materiais recicláveis vindos de casa mesmo.
A professora sempre pede ajuda das famílias quando precisa de doações de materiais como madeira, etc.
As crianças plantam bastante, a parte externa da classe do Noah tem diversas plantas como manjericão, hortelã, cebolinha, girassóis, tudo plantados pelas crianças. É um sistema bem diferente mas que dá muito certo.

Ano que vem saberemos como é o ensino fundamental, já ouvi diversas coisas, até que a matemática é ensinada de jeito diferente do Brasil, é pelo visto seremos dois estudando ano que vem!!!

Noah fantasiado de robô, feito com materias recicláveis, para semana do livro na escola

Noah fantasiado de robô, feito com materias recicláveis, para semana do livro na escola

Comentários

  1. Tenho 2 primos casados que foram morar na Australia e estão felicissimos, ambos com crianças de 0 a 6 anos.
    Caso precise de alguma ajuda, posso passar os contatos. (Perth e Sidney). Pessoas maravilhosas !!! .
    Maria Beatriz

Comentar