Vida Prática

Já faz um tempo estou pensando em quantas coisas práticas, para agilizar o dia a dia que eu aprendi desde que cheguei por aqui, a quase dois anos, e me vi as voltas com uma casa pra cuidar…

O EUA é mesmo o país da praticidade, aprendi muito observando outras mães, vizinhos, professoras lidando com suas multiplas tarefas, dentro e fora de casa, e fui procurando o meu caminho, o meu jeito, até porque esta coisa de cuidar da casa era uma novidade completa para mim como já falei por aqui.

A idéia deste post é ser prático e não filosófico, mas uma pensamento não me sai da cabeça então, antes da lista de dicas práticas, queria compartilhar com vocês: tarefas domésticas são, por natureza, infindáveis – a sua casa sempre poderia estar mais limpa, mais organizada, se o almoço já está pronto bem que poderia ter um bolo, quando as crianças voltarem da escola bem que agente podia fazer um craft juntos, além da natação, do futebol, do balé e, sei lá mais o que, acho que dava para encaixar uma ida ao parque, e ainda tem que ter tempo pra namorar o marido no fim do dia.

Quando eu trabalhava fora o dia todo, este infindável não me atingia, caia na categoria do “não tenho tempo para a casa”, agora, sem trabalhar em tempo integral, a coisa fica diferente e, o que eu aprendi é que tem duas abordagens possíveis: você pode querer fazer tudo da melhor forma possível, comida caseira com ingredietes orgânicos, nada de caixas ou congelados, casa arrumada, roupa impecável, cultivar uma horta no seu jardim, etc e se conformar com o fato de que a sua vida tem quer ser “miserable” para que tudo isto possa acontecer ou você pode fazer o que dá, mas lembrando sempre que precisa sobrar tempo pra “hora do recreio” (como me disse minha sábia mãe!), para você ser você mesma, assim sem culpa, como se fosse mais uma das outras infindáveis tarefas.

Acho que você já sabe o que eu escolhi, não é? Mas não pensa que é fácil pois sempre tenho que ficar me (re)lembrando esta escolha! Sim, porque agente vai melhorando e se aperfeiçoando nas tais tarefas e aí parece que sobra mais tempo e agente sempre quer incluir algo a mais… Ah, o eterno equilibrio!

Pode ser que se você seja uma super dona de casa e já tenha sacado tudo isto, mas se você é como eu, vai ficar feliz que alguém te contou estas dicas:

Na cozinha:

1. forrar sempre a assadeira que vai ao forno ou forninho com papel aluminio, assim quando terminar de usar, e só jogar o papel aluminio fora e a limpeza fica fácil, fácil!

2. o escorredor e ótimo para secar as louças (as que não couberam ou não podem ir na máquina) , não precisa ficar secando com o pano, espere umas horas e e só guardar! Ou usar de novo! (infindável, lembra?)

3. faça um cardápio semanal (ou mensal, dependendo do seu nível de organização!) isso ajuda na hora de fazer as comprar e você não tem que ir no supermercado toda hora. Se isto parece uma tarefa impossível (como para mim foi no começo), pense pelo menos um “grupo” de comidas para cada dia. Aqui em casa 2a feira é dia de peixe, 3a. vegetariano, 4a. carne, 5a frango, 6a peixe, sábado macarrao e domingo pizza. Voce vai ver que na hora de decidir: o que vou fazer para o jantar, ajuda muito já saber por onde começar.

4. tenha um dia da semana que você não cozinha, pra mim é a segunda, quando comemos comida japonesa.

5. tenha um dia certo na semana para ir ao supermercado (eu nao gosto de supermercado entao vou uma vez só e, se faltar alguma coisa, só semana que vem! pra ajudar tenho uma lista colada na geladeira que vou acrescentando as coisas conforme percebo que elas estão acabando). Você pode também comprar algumas coisas (produtos de limpeza, higiene, cereais, molhos, massas, etc) em um atacadista, mas como para mim isto significaria ir mais um dia por semana no supermercado, mesmo que apenas 1 semana por mês, eu exclui da minha lista!

6. experimente congelar comida, como eu não sou muito fã de cozinha, estou tentando cozinhar um dia por semana e congelar para os demais dias, meu objetivo e conseguir cozinhar em um dia comida para o mês! Para isto, eu preciso melhorar muito meus dotes na cozinha e tb ter um freezer bem maior! Neste site, vc encontra menus e todas as instruçōes para fazer isto! e você pode tb começar um “freezer club” com as amigas e trocar pratos congelados!

Limpeza e Organização:

1. eu prefiro ter um dia certo para fazer as coisas: dia de lavar roupa é segunda, dia de trocar e lavar roupa de cama e banho é quinta, dia de limpeza é quinta (para este tenho ainda tenho uma faixineira que me ajuda, mas por aqui a maioria das pessoas só tem alguem uma vez a cada 15 dias, ainda chego lá!)

2. 10 minutinhos de organização podem fazer maravilhas! não consigo fazer todos os dias, mas quando a bagunça esta me tirando a paz, eu ligo o relógio e me ponho a arrumar, e o que não deu pra fazer, faço outro dia, sem culpa! quando a coisa está muito sem controle faço separado por ambientes…

3. Passar um rodinho no vidro do box após o banho facilita muito a limpeza. Logo percebi porque a maioria das casas não tem box de vidro, é chato de limpar, na praticidade Americana, melhor idéia e ter cortina (argh!) no lugar de box, se mofar ou sujar é só trocar!

4. simplifique: ninguém precisa de meias e roupas intimas passadas. Também não precisa passar camisetas, calças jeans ou de moleton! Por aqui agora, só passamos camisas de trabalho e todas são “non iron” o que facilita muito (também tenho que confessar que e a moça que limpa é quem passa as camisas porque algumas tarefas eu simplesmente abandonei em aprender…)

5. simplifique 2: eu sei que é gostoso dormir em uma cama bem esticadinha e presa de todos os lados, com lençol, cobertor, colcha de piquet e uma colcha pra decorar mas toma um tempo danado para arrumar… Por aqui adotamos a dupla, lençol e edredon, que é só esticar!

6. Delegue: as criancas, mesmo pequenas, podem ajudar em tarefas simples! Tirar os partos da mesa, nao deixar roupa jogada no chao, fazer a cama (lembra? E so esticar o edredon!), arrumar os proprios brinquedos, varrer embaixo da mesa depois das refeições (se vc tem um pet , não precisa se preocupar com isto!) E o marido também, as tarefas preferidas, pelo que vejo por aqui, costumam ser arrumar a louça na máquina e cozinhar na churrasqueira (a gás, é claro! Porque leva 5 minutos pra acender e esquentar! Prático!)

Não sou nenhum gênio doméstico mas estas coisas acima, facilitar em muito meu dia a dia! E você, o que faz pra tornar a vida mais fácil e prática? Quero saber!

Comentários

  1. Mada, estava com saudades de ler seus textos; ja que não conseguimos nos ver por aqui. Quem diria, nunca imaginei vc escrevendo sobre rotina doméstica! Vc me surpreende em tudo o que toca! Otimas dicas e me fez lembrar um pouco do metodo FLY (finally love yourself). Conhece? Um metodo americano que ajuda a instalar a rotina.
    Beijo grande!

Comentar