Cheiro de bolo

bolo

Casa, para mim, só vira lar quando o cheiro de forno assando bolo invade todos os seus cômodos. Esse é o cheiro que invadia o meu quarto na casa da minha avó Dalva, junto com o aroma de suas famosas rosquinhas de nata. Na avó Irene, o perfume vinha da canela no arroz doce que ela sabia ser minha sobremesa preferida.

Hoje em dia, é a casa da minha mãe que deixa cheiros na memória da Elisa e da Sofia. São as cookies que meu irmão assa que faz com que as meninas se sintam realmente de férias: encantadas e lambuzadas de gotas de chocolate.

Sempre que a gente se muda, a primeira coisa que eu tiro das caixas (ou compro) é a fôrma de bolo. E aí é só decidir a receita. Em geral, eu já acho logo laranjas bem bonitas e fazemos o bolo preferido das meninas, que aprendi com no Rainhas do Lar.

Primeiro, unto e enfarinho uma forma redonda e ligo o forno em temperatura média. Lavo as laranjas, descarto as pontas, parto em quatro, retiro a parte branca do meio e pico em pedaços pequenos. Esses pedaços da laranja vão no liquidificador com dois ovos que as meninas disputam para quebrar. Elas medem uma xícara de óleo e duas xícaras de açúcar. Deixamos bater bem até virar um creminho. Na tigela grande, já deixamos duas xícaras de farinha de trigo peneiradas e uma colher de fermento em pó. Jogo o creminho e Elisa e Sofia se revezam mexendo bem.

Depois é só colocar no forno por uns 30 minutos. Até ficar coradinho. Até lá, a gente faz uma calda fervendo o suco de uma laranja com meia xícara de açúcar. É só esperar esfriar um pouco, cobrir com a calda e servir.

O perfume que vem do forno se espalha pela sala, sobe as escadas, entra nos quartos. Deixa a casa com cheirinho de família, de gente comendo bolo e tomando café de tarde em volta da mesa posta o dia inteiro. Como na casa da tia Hilda, que fazia a melhor ilha flutuante do mundo e que deixava a casa dela com perfume de baunilha inesquecível.

Comentários

  1. Mas eu vou fazer muito esse bolo. Tenho laranjas vermelhas em casa, deve ficar bonito, vou tentar… Será que dá certo versão limão também Lívia? beijocas e muito obrigado!

Comentar