Tudo bem?

Protestos no El Pais

Hoje o Brasil foi notícia em todos os jornais espanhóis. Não por bons motivos. Saques, violência durante os protestos, traficante dando tiros para o auto para comemorar um gol. Desde o ano passado, leio as notícias com apreensão e cofesso que não entendo bem o que está passando por aí. Então esse é um texto não para contar o que passa aqui, mas para perguntar: e aí pessoal? Tá tudo bem?

Traficantes no El Mundo

Entendo que a população se revolte com os gastos absurdos com a Copa. Um vergonha realmente que façam um estádio inteiro para abrigar a um único jogo. Mas nunca entendi a violência dos protestos, os black blocs, sininhos e muitíssimo menos o assassinato de um companheiro jornalista. Se perde assim a legitimidade do protesto e afasta uma boa parte de que quem estava disposto a ir para a rua de forma pacífica. E justo em um ano de eleição, enfim, para quem está fora e sabe com a banda toca, parece tudo bem suspeito. E a gente fica assim, desconcertada, sem saber o que responder quando te perguntam: o que está acontecendo no Brasil?

Obviamente está faltando um pouco de distanciamento histórico para a gente entender o que está passando e onde isso vai dar, porque, como já disse, o distanciamento geográfico não ajuda. Então deixo aqui esse pequeno texto da semana, para continuar a ler e conversar mais e tentar entender esse meu amado e contraditório país.

Comentários

  1. Vou te responder, Rosane, até por que são questões importantes e necessárias as que você coloca. Mas preciso de um tempinho para escrever. Se tiver paciência, espere um pouquinho e já te mando o que tenho reunido de leituras e reflexões sobre tudo isto. Um beijo. Graça

Comentar