Para gostar de ler, o que fazer?
Meus filhos não leem livros e isso me deixa maluca. Passei a infância atracada com a Condessa de Segur (“As meninas exemplares”, “Sofia”, “As férias”), com Lygia Bojunga (“Bolsa Amarela”, “Os colegas”), Monteiro Lobato e todo Sítio do Picapau Amarelo, depois com a coleção da “Inspetora”, que antecedeu minha paixão por Agatha Christie, que antecedeu minha paixão por Érico Verissimo (foi aí que um certo capitão entrou definitivamente para a minha vida e de Rodrigo batizei meu filho). Continuo sendo uma leitora voraz: agora estou às voltas com “A jornada do escritor”, presentaço dos amados amigos Flavinha e Claudinho. Meu marido, Fábio, também está sempre com um exemplar debaixo dos braços. Dizem que, com relação a esse hábito, os filhos imitam o comportamento dos pais. Então por que os nossos não leem?
fez cocô procê só.E o gato zarolho
veio depois:
fez cocô procês 2.
Tinha também
um gato xadrez:
fez cocô procês 3.
O gato seguinte
usava sapato:
fez cocô procês 4.
Quem não conhece
o gato Jacinto:
fez cocô procês 5.
Do gato azarado
chegou a vez:
fez cocô procês 6.
Ah, que beleza!
É o gato coquete:
fez cocô procês 7.
Bon dia! Banoite!
E o gato maroto:
fez cocô procês 8.
E o gato zebrado
também resolve:
fez cocô procês 9.
Viche! Vem chegando
O gato Raimundo:
Traz cocô pra todo mundo.”
Foi uma gargalhada geral. Digo se empolgou, leu outra poesia, eu também (porque já nasci empolgada), e o Fábio também. Aí Marina leu de novo, Digo mais uma vez, Marina mais duas, Digo idem (adora fazer tudo igual à irmã) e nisso, quase dez da noite, já tínhamos lido o livro quase todo. Para semana que vem, vou preparar um jogral com Digo!
Eu estou bolando um clube do livro de mães e filhos lá na turma do Lucas. Quero ver se vou conseguir fazer as mães lerem! kkk
Adorei a brincadeira. Lá em casa a leitura é habito na hora de dormir, para quem ainda não domina a gente lê, e para o mais velho, ele mesmo se diverte com as palavras. Rezo para que eles não desistam logo dessa mania boa. bjs e obrigada pela inspiração!!
Si, q divertido!! Ana adora ler, tomara q diga assim!!!
To adorando o blog, não conhecia… Parabéns a todas!
Bjs
amei! aqui em casa eles ainda não lêem oficialmente, mas lêem do jeito deles desde sempre. A escola do Brasil fez um trabalho fantástico em relação a isso e a gente em casa ia estimulando com a rotina diária de ler antes de dormir. Os livros ficavam em cestas bem a mão, pois assim eles podiam folhear as páginas sempre que quisessem. Como a tv é super restrita,ipads e afins praticamente inexistentes, eles acabavam buscando distração nos livros e gibis. Amei esta ideia. Podemos fazer uma noite por semana, idealmente no fim de semana para fazer esta brincadeira! Sensacional!
Martin tem muitos livros, e na escola ele é muito estimulado. Desde o maternalzinho eles trabalham um livro por mes. No começo achava meio utopia, mas depois que ele começou a pegar os livros aos dois anos e me contar as histórias, achei a experiencia interessante. As vezes chega em casa e me pede: mamae, vamos contar “histolias”. Acho engraçado quando ele pega o livro e começa a contar a história, sempre interpretando os personagens suas exclamações… me derreto! Mas ainda acho dificil ler para ele. Então o habito da leitura noturna acabou não emplacando… Mas a ideia da leitura coletiva é maravilhosa Si! Maravilhosa! Lembro-me que nas ferias meu pai me dava uma pilha de livros selecionadas por ele. Ele ia me contando quando leu o livro, o que chamou a sua atenção, e porque ele era interessante. Era uma forma de eu interagir com ele e termos assunto para debater. Lembro que amava isso.